Ficção ou realidade?

Publicado por Julio Garcia em 25/04/2020

Há 20 anos, ainda estudante de Direito em Maringá, eu assisti Matrix (sim, eu sei, em VHS ) ao lado da minha então namorada. Naquela época eu não poderia imaginar que duas décadas depois eu estaria em quarentena nos EUA em meio a uma das piores pandemias da história moderna.

Inimaginável também era eu estar hoje assistindo ao filme ao lado da minha filha e da minha mesma namorada, agora minha esposa! Mas o que mais me impressionou, em tudo isto, foi perceber que o livro que estou lendo agora (The Age of Surveillance Capitalism, da professora emérita da Harvard Business School) descreve a nossa realidade atual exatamente como uma espécie de Matrix.

Ou na explicação do personagem Morfeu, um sistema de controle para exploração das mentes humanas. A criação de um mundo fantasioso que mantém as mentes ocupadas e distraídas como meio de lhes extrair sua energia. Naquele filme de ficção foi uma pílula vermelha que permitiu ao personagem Neo despertar e se libertar. E na nossa realidade atual? O que mais, além da educação, será capaz de nos permitir igual feito?

Enquanto navegamos em redes sociais, buscadores, sites e apps em busca das últimas informações sobre a Covid-19, ou mesmo compartilhando aquelas mensagens engraçadas nos grupos de trabalho ou familiares, algoritmos trabalham nos bastidores ignorando nossa privacidade, aplicando diversas estratégias e técnicas para prender ao máximo nossa atenção. Cada clique, cada segundo em uma tela e uma plataforma significam, coletivamente, bilhões de dólares circulando em direção a “Matrix” de nossos tempos.

Desejo a todos a coragem para tomarem a “pílula” certa nos dias de hoje! A realidade ali fora está exigindo, como nunca, que estejamos despertos e humana e solidariamente interconectados.


Outras publicações


A ciência do sabão!
Depois da tempestade, a ciência!
Ficção ou Realidade?