Publicações

Os sistemas jurídicos das sociedades em rede
A sociedade caminha a rápidos passos em direção a um novo modelo de internet, denominado por muitos como Web 3.0, marcada pela descentralização do controle sobre os conteúdos, seja pela sua propriedade, validade e valoração. Neste "novo mundo", o Direito será testado em suas tradições e desafiado a adequar-se a novas tecnologias.
A Regulação sustentável do mercado de carbono brasileiro
Neste texto proponho a tese e a reflexão de que o mercado de carbono brasileiro será regulado e, esta regulação, deve estar alinhada, compatível ou adequada aos ditâmes da sustentabilidade.
A ciência do sabão!
No momento em que a sociedade começa a planejar a reabertura dos negócios, proteger a nós mesmos e uns aos outros do coronavirus é uma prioridade. Enquanto nos preparamos para voltar ao “novo normal” é importante lembrar que nós estamos...
Depois da tempestade, a ciência!
Desde a infância escuto o famoso adágio: “depois da tempestade vem a bonança”. Ela sempre trouxe a ideia de um alívio, da noção de que depois de grandes crises, assim como ocorre com as tempestades, viriam tempos melhores.
Ficção ou Realidade?
Há 20 anos, ainda estudante de Direito em Maringá, eu assisti Matrix (sim, eu sei, em VHS ) ao lado da minha então namorada. Naquela época eu não poderia imaginar que duas décadas depois eu estaria em quarentena nos EUA
COVID-19: Mobilidade x Transmissão
O Google lançou um website que agrega informações (anonimizadas) sobre a movimentação de pessoas por meio de diversos de seus produtos que utilizam dados georeferenciados, tais como o Google Maps, Waze, dentre outros.
A Responsabilidade Ambiental das Empresas em Tempos de COVID-19
A crise provocada pelo Coronavirus não está se limitando apenas às milhares de mortes, infecções e e crises humanitárias que afetam a todo o planeta. Ela também alcança os setores econômicos e empresariais com uma velocidade e impacto poucas vezes vistos na história recente.